UFECO

Carregando...
Redes sociais:
RSS
Twitter

Indicar página

Entidades desenvolvem projeto de jornalismo cidadão

A comunicação é algo tão cotidiano em nossas vidas que, muitas vezes, não percebemos o seu real tamanho. Desde um mero grunhido até as transmissões por satélite, a ato de se comunicar sempre esteve presente na humanidade. O jornalismo é, pois, uma forma moderna e contemporânea de comunicação. Já o Jornalismo Cidadão é a aplicação social desta ferramenta.

Fruto de um projeto da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias – UFECO, as Oficinas de Comunicação com habilitação em Jornalismo Cidadão tem por objetivo principal capacitar pessoas de toda a capital catarinense por meio de seus nove distritos (Continente I, Continente II, Maciço, Bacia do Itacorubi, Ilha Leste, Norte I, Norte II, Sul I, Sul II).

Segundo a presidente da UFECO, Ângela Maria Liuti, “o projeto visa integrar a comunicação da entidade com as associações de moradores e com a população”. E completa: “Outro ponto importante, é de abrir um canal para que os representantes das associações de moradores e as comunidades tenham acesso e representação, na “mídia”, tendo como diferencial a    participação ativa na produção das notícias, como os repórteres cidadãos, trazendo e postando informações atualizadas, das demandas locais por qualidade de vida, lutas, projetos e vitórias, além de que estas informações repassadas à rede, através dos sites,serão potencializadas, extrapolando o local e ganhando o espaço global”.
 
 
Cidadania
O termo jornalismo cidadão, colaborativo ou participativo refere-se a uma espécie de "jornalismo social", voltado à divulgação, discussão e solução dos problemas de uma comunidade.

Também presente no projeto, a Associação Cultural Alquimídia desenvolveu o conteúdo das Oficinas, ministradas por dois jornalistas profissionais. Para Rafael Gonzaga, presidente da Alquimídia, “o acesso ao conhecimento, desde o discernimento midiático até a produção de informação, é uma necessidade básica do mundo atual. Tudo se comunica e temos uma possibilidade quase infinita de tecnologias sociais que cumprem estes objetivos cidadãos”.

A ELETROSUL Centrais Elétricas S.A. é empresa patrocinadora deste projeto que começou no dia 08 de maio de 2009. As oficinas acontecem sempre na Casa Brasil, que apoia o projeto com a infraestrutura necessária, e são organizadas da seguinte forma:
- Sextas-feiras, das 19h às 22h – ferramentas de internet.
- Sábados, das 09h às 12h e das 13h às 19h – teoria de jornalismo cidadão e práticas de publicação de conteúdos on-line.

São oferecidas nove vagas por distrito para as entidades filiadas a UFECO, mas é do interesse desta entidade e da Alquimídia que num próximo projeto sejam estendidas ao maior número de pessoas.

> Confira a galeria de fotografias registradas durante a Oficina clicando no link "Fotos", no alto à direita.
> Confira o vídeo realizado durante a Oficina do distrito Continente 2 clicando no link "Vídeo", no alto à direita.

 

FONTE: Alquimídia.Org